Gastronomia

Aqui encontra algumas receitas típicas do concelho, nomeadamente, o cabrito assado, as trutas do rio Côa, o coelho bravo, o javali e o arroz doce.

Cabrito Assado

Ingredientes:

(6 a 8 pessoas)

1 cabrito de 3 a 3,5 kg (sem a fressura)

5 dentes de alho

1 colher de sopa de colorau

1 folha de louro

5 colheres de sopa de azeite

3 colheres de sopa de banha

0,5 litros de vinho branco

Preparação:

Depois de limpo e de se lhe ter retirado a fressura, unta-se o cabrito interior e exteriormente com um tempero feito com alhos esmagados, sal grosso, colorau, louro, azeite e banha. O cabrito deverá ficar assim temperado de um dia para o outro, ou, pelo menos, 3 a 4 horas. Coloca-se depois numa assadeira de barro e leva-se a assar em forno bem quente. Quando o cabrito estiver meio assado, vai-se regando de vez em quando com vinho branco. Espera-se até que fique bem tostado. Logo que esteja pronto, acompanha com batatinhas que se cozinham do seguinte modo: depois de lavadas, cozem-se com a pele 2 kg de batatinhas pequenas. Pelam-se e alouram-se depois num pouco de azeite onde previamente se alourou um dente de alho. Quando estiverem bem louras juntam-se ao cabrito.

Trutas do Rio Côa

Ingredientes:

(4 pessoas)

8 trutas pequenas ou 4 trutas grandes

4 fatias finas de presunto magro

4 fatias de toucinho

Sal

Preparação

Arranjam-se as trutas e temperam-se com sal. Na barriga de cada truta introduz-se uma fatia fina de presunto, enrolada. Derrete-se o toucinho cortado em bocadinhos e fritam-se as trutas na gordura obtida. Servem-se com batatas cozidas, regando tudo com a gordura e o toucinho utilizado para as fritar.

Coelho à Capitão Mor

Ingredientes:

(4 pessoas)

1 coelho

1,5 dl de azeite

1 cebola

3 dentes de alho

3 nabos pequenos

1 folha de louro

1,5 dl de vinagre

1 ramo de salsa

Sal

Pimenta

Noz-moscada

Preparação:

Depois de preparado, corta-se o coelho em bocados e introduz-se num tacho com a cebola às rodelas, os nabos em quartos, os dentes de alho esmagados, a folha de louro cortada em bocados e um ramo de salsa. Rega-se tudo com o azeite e o vinagre e tempera-se com sal, pimenta e noz-moscada. Tapa-se a boca da panela com papel pardo e por cima coloca-se a tampa. Leva-se a cozer em lume muito brando.

Arroz Doce

Ingredientes:

250 g de arroz

7,5 dl de leite

250 g de açúcar

3 gemas de ovos

Casca de limão

1 pau de canela

Canela em pó q.b.

Preparação:

Coloca-se o leite numa panela e leva-se ao lume. Quando começar a ferver, junta-se o açúcar, o arroz, a casca de limão e o pau de canela. Logo que o arroz esteja cozido, retira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco. Batem-se as gemas à parte e juntam-se ao arroz, mexendo bem. De seguida, o arroz vai de novo a lume brando e, quando estiver pronto, serve-se numa travessa ou em pratinhos, polvilhados com canela.