Património
Igreja Matriz – Situada no lado Sul da aldeia. É de estilo barroco e tem uma capela lateral dedicada ao Senhor dos Passos. Ao lado da fachada tem campanário com duas janelas sineiras. Tem três altares com talha oitocentista.
Capela de S. Domingos – Desviada da população a cerca de 1.000 metros. Fica situada no cimo do Monte de S. Domingos. Este local é aproveitado, ao Domingo, por muita gente que passa, para merendar.
Nichos/Alminhas – Uma Alminha, situada à entrada da povoação, junto à ponte sobre a Barragem da Senhora da Graça.
Chafarizes:
– Chafariz da Torrinha, situado no centro da aldeia na Praça da Torrinha;
– Chafariz da Senhora dos Caminhos, situado mais à entrada da povoação;
– Chafariz no jardim à entrada de Malcata.
– Existem mais alguns dispersos pela Freguesia. Todos eles são em cantaria;
– Outros, todos em cantaria, dispersos pela aldeia.
– Chafariz no jardim à entrada de Malcata
Forno Comunitário – Existente na Freguesia, nesta data e após a recuperação efectuada no ano de 2005 está a ser criado no mesmo um museu temático relativo ao pão. À data já se encontram peças em exposição.
Cruzeiro – Em frente da Capela de S. Domingos.
Torre do Relógio – localizada no centro da aldeia, com 18 metros de altura, serve também de miradouro, com vista privilegiada do casario de Malcata
Busto de Camões – Localizado no Largo do Camões e foi mandado construir por um habitante de Malcata emigrante na Argentina em homenagem ao povo da sua terra.
Moinho de Água – Está situado no local do Bradará, junto à capela de S. Domingos, local aprazível, com muita sombra, água correr no regado e mesas para um piquenique. Para uma visita ao mesmo é pedir a chave a um membro da junta.
Fonte Velha – À entrada da população. Era de chafurdo, mas neste momento está recuperada. A água está sempre a correr para regar hortas. Construída em cantaria.