Centro de Interpretação do Lince Ibérico

O espaço ocupa uma sala do antigo posto da Guarda Fiscal e pretende captar visitantes e divulgar o lince que noutros tempos povoou a Serra da Malcata.

Coordenadas GPS: 40.29728º 7.07164º

Posto da Guarda Fiscal de Malcata

Antigo Posto da Guarda Fiscal, projetado pelo Arquiteto Carlos Ramos (1897-1969). Foi inaugurado a 26 de Maio de 1957 e extinto a 19 de Agosto de 1988. O edifício foi construído para a Guarda Fiscal (1885-1993) cuja instituição, já extinta, tinha como objetivos evitar, descobrir e reprimir o contrabando. Na fachada observa-se o escudo português encimado pela estrela de dezasseis pontas – elemento próprio das Armas da Guarda Fiscal – com as iniciais GF – Guarda Fiscal.

Coordenadas GPS: 40.29728º 7.07164º

Capela de São Domingos

A primitiva Capela de São Domingos foi edificada no século XVII e é referida em documentos do século XVIII como estando demolida. A tradição local dedica-lhe particular atenção no dia de Pentecostes, levando o povo de Malcata a deslocar-se aqui em romaria. Esta manifestação religiosa tem a sua origem na romaria à Capela do Espírito Santo, em Quadrazais, onde em tempos, os Malcatenhos se deslocavam e faziam votos contra as guerras e as pragas dos gafanhotos.

Coordenadas GPS: 40.29213º 7.07359º

Igreja Paroquial de Malcata

Erigida sob a invocação de São Barnabé, foi edificada no século XVII e remodelada no século XX. No interior, podem observar-se retábulos de talha e, entre outras, as imagens da Virgem do Rosário e de São Domingos, ambas do século XVII. A de São Domingos é proveniente da Igreja com a mesma invocação. Na Capela-Mor preservaram-se fragmentos de pinturas murais, com motivos florais, de provável execução oitocentista. A calçada, junto ao portal principal, foi primorosamente, tratada com motivos geométricos utilizando-se o xisto e seixo da região.

Coordenadas GPS: 40.29855º 7.06976º

Moinho de Roda Motriz Horizontal – Moinho de Rodízio

Funciona com a água sob pressão é projetada sobre as três rodas de penas (originalmente de madeira), fazendo-as girar, e com elas, diretamente, os veios, as segurelhas e as mós andadeiras. Em memória aos moinhos que existiram em Malcata este foi construído com xisto e granito oriundos dos originais.

Coordenadas GPS: 40.29457 7.07289º

Rua da Ladeirinha

Rua calcetada com xisto. As casas foram construídas em xisto, barro e granito da região. Em tempos tinham dois andares: a loja para os animais e o primeiro andar para habitação. O acesso ao primeiro andar faz-se através de uma escaleira (escada) encimada por um balcão. As casas são adossadas umas às outras, têm poucas aberturas do lado da Serra de Malcata e formam um beco. Este tipo de ordenamento visava criar um pequeno logradouro quer para o acondicionamento de animais e alfaias agrícolas quer para a defesa de vários perigos.

Coordenadas GPS: 40.29858º 7.06976º

Torre 

Foi construída em 1959 para colocação do relógio público. As horas certas e as meias horas são assinaladas pelas badaladas do sino.

Coordenadas GPS: 40.29928º 7.07038º

Nora

Foi em tempos utilizada para tirar a água dos poços. Bois ou burros caminhavam à volta do engenho, fazendo-o girar em movimentos descendente e ascendente. Os alcatruzes (copos) transportavam a água do fundo do poço até à superfície.

Coordenadas GPS: 40.30161º 7.06999º

Forno Comunitário

A estrutura primitiva do forno foi construída com tijolo burro (interior) e granito (exterior). A boca do forno tem duas pedras de cantaria que assentam sobre a bancada, com reservatório de cinzas. Recentemente, o edifício foi remodelado. Mantém a atividade inicial e numa das áreas são apresentados objetos ligados ao ciclo do pão.

Fonte de Mergulho ou de chafurdo

Foi provavelmente realizada no século XVIII/XIX (?): a água da fonte é captada no solo ou recolhida da chuva, numa estrutura coberta, com uma abertura em arco, através da qual as pessoas mergulhavam as vasilhas na água (daí a designação de fonte de mergulho), transportando depois o líquido para o consumo doméstico. A partir da fonte, a água é canalizada para um tanque, onde corre de uma bica de granito. Este possui, sob a bica, uma pedra que servia para pousar o cântaro. Deste tanque a água é canalizada para um outro, que servia de bebedouro para os animais.

  1. Fonte de mergulho ou de chafurdo
  2. Tanque 1 – de uso doméstico
  3. Bica de granito
  4. Pedra de apoio para os cântaros
  5. Tanque 2 – bebedouro para animais

Coordenadas GPS: 40.30153º 7.07011º

Calvário

Realizado por Eugénio Macedo em 2011 para simbolizar o antigo ponto de encontro dos homens que durante todos os dias da Quaresma rezavam e cantavam pela alma dos mortos. Os martírios, as ladainhas quaresmais e a encomendação das almas são importantes rituais religiosos que eram realizados no Calvário aqui localizado e do qual, ainda, existe uma pedra epigrafada onde se lê: “JESUS 1747”.

Fonte de Granito

Decorada com a inicial de Malcata (?) e com o ano de realização (1937). Duas bicas debitam, continuamente, para um tanque, água de nascente. Contíguos e articulados com a fonte existem três tanques para onde é drenada a água. Servem situações de incêndio, de bebedouro de animais e rega.